Enquanto o mundo comemora o dia do Fusca em 22 de junho, o Brasil escolheu hoje (20) para homenagear o ícone automotivo e elegeu a data como o dia nacional do Fusca. O carismático modelo, que foi uma encomenda de Hiltler chegou até ao programa da famosa apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, onde foi mostrada a silhueta da última geração do Beetle. No Brasil, a produção começou em 1959, na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. De lá, saíram mais de 3 milhões de unidades. Conheça um pouco sobre o carro, cuja história é contada por meio dos modelos expostos no museu da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha.
1 - Pau para toda obra
Com o ideal de combinar baixo custo de manutenção à resistência, o Fusca foi uma encomenda de Adolf Hitler ao austríaco Ferdinand Porsche na década de 1930. Designado para ser o carro do povo, o Volkswagen Sedan, como foi chamado, passou a ser desenvolvido em 1934, na Alemanha.
2 - Modelo soldado
A Segunda Guerra Mundial, que começou em 1939, interrompeu a produção do modelo. Durante o conflito, no entanto, muitos carros militares foram produzidos com a plataforma mercânica do Fusca.
3 - A chegada ao Brasil
Os primeiros modelos foram importados da Alemanha em 1950. Enquanto, na época, as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o compacto de motor traseiro chamava a atenção por onde passava.Anos mais tarde, o Fusca começou a ser montado por aqui, na fábrica da Volks em São Bernardo do Campo, com componentes importados.
4 - Produção nacional
A fabricação no Brasil teve início em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha. Da planta de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, saíram mais de três milhões de unidades do modelo. A fabricação nacional foi de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996, a pedido do presidente Itamar Franco.
5 - Características tradicionais
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos. O recorde, no entanto, foi quebrado pelo Gol, no ano passado, com 25 anos de liderança. Durante este tempo, foram inventadas e lançadas várias versões, como a conversível, por exemplo.
6-Produçao em grande escala
O Fusca começou a ser produzido em série na Alemanha em 1945. Entre 1945 e 2003, ano em que a produção parou, no México, foram fabricadas 21 milhões de unidades. A mais vendida doi a de 1972. Durante o período, o Fusca sempre manteve suas características: motor traseiro, refrigeração a ar, paralamas salientes e estribos laterais.
7 - O filme como dedicatória
O Fusca virou personagem de cinema. O Fusca Herbie, que tem vida própria, deu origem a seis filmes, produzidos pelos estúdios Disney, todos com histórias relacionadas a este carísmático carrinho. O modelo do longa é de 1963, na cor branca.
8 - Cabine simplória
Com interior simples, mas funcional, o Fusca possui algumas particularidades. O indicador de combustível funciona mesmo com a chave desligada, pois funciona por meio de um cabo ligado direto do indicador para a bóia do tanque. Além disso, a bateria do carro fica fora do compartimento do motor, diferentemente de todos os outros carros.
9 - Apelidos
Embora o Volkswagen Sedan tenha sido batizado de Fusca no Brasil, motoristas de difentes regiões encontraram formas carinhosas de chamá-lo. No Rio Grande do Sul, é chamado de Fuca, enquanto no Paraná, é conhecido como Fuqui. Nos Estados Unidos, é Beetle, devido à semelhança com um besouro.
10 - O próximo Beetle
O New Beetle, lançado em 1998, foi um releitura da Volkswagen para o ícone. As linhas mantiveram as características tão marcantes do modelo, mas a plataforma usada foi a do esportivo Golf. A segunda geração do modelo, cuja silhueta foi mostrada no programa da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, chegará ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.
FELIZ DIA NACIOL DO FUSCA
texto tirado do msn brasil editado por mim
Nenhum comentário:
Postar um comentário